quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Conheça as "Carinhas do Cancelamento"

Aí você começa a assistir aquela série, se apaixona loucamente e quando menos espera, é surpreendido com a notícia de que a série é cancelada. É verdade que você vai chorar litros, se descabelar, xingar Deus e o mundo e jurar nunca mais assistir séries daquele canal. O que muitos não sabem, é que o tão temido cancelamento, não acontece bem da noite pro dia. Assim como no Brasil existe o IBOPE, que mede as audiências das novelas e programas por aqui, nos EUA existe o "Nielsen Ratings", que executa a mesma função por lá. Semanalmente eles divulgam as audiências dos seriados e programa da tevê americana, que, de acordo com cada emissora, tem sua própria meta de audiência. Pra eles, o que importa é atingir um bom Rating 18-49, ou seja, atingir o público alvo (que abrange os telespectadores com idade entre 18/49 anos).
Nesta semana vou trazer as temidas carinhas que o site TVByTheNumbers divulga frequentemente e nos dá uma noção das possibilidades de renovações e cancelamentos ao longo da temporada. Estes dados são referentes à última semana!

Vamos começar com a CW? Vem gente!

Ainda temos poucas semanas de Fall Season - período compreendido entre setembro a maio, e a CW, que é uma emissora pequena, é tipo a MTV, não pega no sinal aberto em todo os Estados Unidos. Por isso suas audiências são mais baixas e também suas metas são menores. Por enquanto, a única série em perigo é a estreante "The Originals". Em sua estreia ela foi bem, esta semana já caiu, por isso na semana que vem vamos ver o seu índice cair. Resta saber se a audiência dela irá cair a ponto de correr risco de cancelamento. Por enquanto está com chances de renovação. Como vocês podem ver, "The Vampire Diaries" está com muitas carinhas sorridentes, então, os fãs podem ficar aliviados! Já "Hart of Dixie", que retornou esta semana, só será avaliada na semana que vem.

Agora é a vez da NBC, famosa por cancelar muitos seriados nos últimos anos.


Aqui as coisas já mudaram, vemos muitas carinhas felizes, mas algumas carinhas tristinhas. Isso por que as estreantes "Welcome to the Family", "Ironside" e "Sean Saves the World" não começaram bem e podem ser canceladas a qualquer momento. Não é a toa que nenhuma equipe se interessou para traduzir estes seriados, exceto por "Welcome to the Family", que está sendo traduzida pela linda da @LolaPastorelli. (Assistam e baixem, vamos prestigiar a Lola!) Por outro lado, "The Blacklist" tem sido o grande trunfo da emissora, assim como o "The Voice", que não está listado por ser um reality show, mas tem uma audiência muito forte (é a maior da NBC). Preocupa as situações de "Parks & Recreation", "Parenthood" e "Revolution", que voltaram na berlinda.

Agora lá na FOX...


A FOX começou a Fall Season abençoada com o enorme sucesso de "Sleepy Hollow", que já foi renovada, e conta também com o público fiel de "The Simpsons" e "Family Guy". Porém, em baixa, "Dads", do criador de "Family Guy", já está virtualmente cancelada e deve ser ceifada da programação a qualquer momento. "Brooklyn Nine-Nine" também não vem apresentando bons índices, assim como "Glee", que mesmo estando com pouca audiência, já está renovada desde a temporada passada. O grande trunfo de "Glee" são as músicas e o público na internet, que ainda dão sobrevida à série. Resta saber se isso será suficiente para garantir a longevidade do seriado.

Agora vamos às duas emissoras mais fortes e exigentes atualmente nos Estados Unidos.

A CBS tem uma forte programação e uma linha de shows muito bem-sucedida nos últimos anos. É lá onde estão as maiores audiências da tevê: "The Big Bang Theory" e "NCIS" são os maiores representantes deste sucesso. Uma audiência "ruim" para CBS, muitas vezes ainda é bem maior que as audiências da NBC e CW. É como comparar a Rede Globo com a Rede TV!.
Pela CBS, "We Are Men" já foi cancelada nesta semana e "Hostages", que não vingou também vai ser cancelada.

Já a ABC, que luta pra destronar a CBS, vive de altos e baixos e lembra um pouco o SBT, que me perdoem a comparação. Temos aí seriados consagrados como "Modern Family" e "Grey's Anatomy", que já está em declínio.


"Lucky 7", que nem equipe de legendas teve, foi a primeira a ser cancelada. Seguindo a lista, vemos "Betrayal" com fortes chances de abandonar a programação a qualquer momento, e "Trophy Wife" que também não vingou até agora. Por outro lado, as demais estreias e retornos vêm bem, para os padrões da emissora. 
O grande "X" da questão é "S.H.I.E.L.D.": estreou com índices astronômicos, mas vem despencando absurdamente (os indíces desta semana não estão computados na imagem acima). Mas mesmo com a audiência em queda, a ABC anunciou que o show terá temporada completa com 22 episódios.

E isso é tudo, pessoal. Lembrando que essa lista compreende apenas os seriados da tevê aberta americana. Quem quiser acompanhar integralmente as carinhas do cancelamento, as audiências e notícias de renovações e cancelamentos, basta ficar ligado no site americano do TV By The Numbers: http://tvbythenumbers.zap2it.com/category/tv-show-renewals-and-cancellations/renewcancel-index/.
Um grande beijo e abraço, obrigado por me acompanharem e até a próxima!

Duh

13 comentários:

  1. Gostei muito do post, me ajudou a avaliar umas séries que estava esperando ver e agora ja nao tenho tanta certeza! heheheheheh

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu gostei de Dads, Brooklyn Nine-Nine e Betrayal. É uma pena que não vão vingar. =/

    ResponderExcluir
  3. Ai...não gostei dessas carinhas para The Mentalist

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas the mentalist já está na ultima temporada, não está?

      Excluir
    2. Não, ao menos não oficialmente. As séries que estão na última temporada estão com "Final Season" sinalizadas ali.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Pode cancelar todas as estreantes... assisto séries demais... não tenho tempo pra me apaixonar por séries novas...

    ResponderExcluir
  5. Betrayal pode cancelar.. muito chata
    Espero que Nashville e 2 Broke Girls sejam renovadas..

    ResponderExcluir
  6. O (F) é de Friday? Se for, as emissoras têm baixas expectativas neste dia? Por isso Blue Bloods e Hawaii estão com carinhas alegres???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Ale! As séries que passam nas sextas tem pouca audiência. Geralmente as emissoras jogam seriados que eles "tem pena de cancelar" nas sextas como prêmio de consolação haha

      Excluir
    2. Ainda bem que o F é de friday...já estava chorando achando que era FINALE (para Blue Bloods e Hawaii 5-0, que eu adoro)

      Excluir
  7. Adorei a carinha para Hostages... É bem enjoadinha esta série... Desisti de ver... hahahahaha
    Só não concordei com The Mentalist... ADORO, melhorem estas carinhas, please!!!! :P

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!