quarta-feira, 18 de setembro de 2013

As cores de Almodóvar

Imagem

Pedro Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele e nem a sua família tinham dinheiro para pagar os seus estudos. E isso é algo incrível vindo de um homem, que hoje aos 63 anos, ostenta 2 Oscar, 2 Globo de Ouro, 4 BAFTA, 4 prêmios do Festival de Cannes e seis Goya (prêmio máximo do cinema espanhol). 

Nascido na Espanha, Almodóvar é respeitado e admirado por amantes de cinema por todo o mundo, com suas histórias fortes, cheias de cores, humor irreverente, polêmicas e personagens conflituosos.

Psicopatas, traições, gays, travestis, lésbicas, doentes, pessoas que se deparam com limites físicos ou mentais, loucura, desejo, paixão, personagens surtados, situações surreais e excentricidade são presenças constantes em seus filmes.

No início de sua carreira, Almodóvar se destacou com o longa "A Lei do Desejo" (1987), que já retratava a sexualidade humana de uma forma nua e crua e contou ainda com Antonio Banderas em seu elenco (Banderas, que por sinal, foi revelado ao cinema internacional pelo próprio Almodóvar). 

Depois veio o delicioso "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), mostrando várias mulheres tresloucadas num redemoinho de emoções e situações exageradas, que rendeu finalmente ao diretor a consagração mundial, sendo indicado como o melhor filme estrangeiro no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA. Recomendo a todos este filme, que é um dos meus preferidos, por ser carregado não apenas no drama mas também na comédia. E esta é mais uma das características marcantes do diretor, que mistura diversos gêneros em um só, de uma forma magistral.

Após alguns sucessos, Almodóvar alcançou a sua maturidade artística e passou a ser cada vez mais respeitado no cinema por uma de suas grandes obras:"Tudo sobre minha mãe" (1999). 

Vencedor do Oscar e Globo de Ouro de "Melhor Filme Estrangeiro", o longa retrata o luto de uma mãe, que ao perder seu filho, lê no diário do garoto sobre o desejo de conhecer o pai. A partir de então, essa mãe viaja a Barcelona para encontrar o pai e no meio de toda essa dor, ela encontra a ajuda de um travesti, uma atriz lésbica e uma freira grávida. Filme incrível, cheio de nuances e interpretações perfeitas. Mais um filme que todos devem assistir o quanto antes!

Imagem
 
Três anos depois, o cineasta mais uma vez encantou plateias de todo o mundo com "Fale com Ela" (2002), também um dos meus filmes preferidos. Vencedor do Oscar de "Melhor Roteiro Original" e Globo de Ouro de "Melhor Filme Estrangeiro", ele conta a história de dois homens que se tornam amigos num hospital, enquanto suas mulheres estão em coma. Imaginem vocês, passar uma parte de suas vidas dentro de um hospital ao lado do seu grande amor, que está em coma. O filme definitivamente é tocante, forte e pesado.

Em 2004 veio outra obra brilhante: "Má Educação", um longa polêmico e que deu um tapa na cara da Igreja Católica ao retratar pedofilia e homossexualidade entre padres. E como se não bastasse, temos o lindíssimo Gael Garcia Bernal enchendo os nossos olhos com sua beleza e talento.

Nos últimos anos, Pedro Almodóvar tem trabalhado constantemente com a atriz Penélope Cruz, como nos filmes "Volver" (2006) e "Abraços Partidos" (2009) e agora em 2013 lançou "Os Amantes Passageiros", onde dirige mais uma vez Antonio Banderas e também, é claro, Penélope Cruz. Mas desta vez os dois atores fizeram apenas uma participação especial. Este último trabalho não tem agradado tanto ao público e crítica, inclusive ficou de fora dos filmes espanhóis que vão tentar concorrer ao Oscar no próximo ano, e ao que me parece, o diretor está numa fase de entressafra.

Mas nada disso tira o brilho e a monstruosidade de sua carreira, que estará para sempre na memória e no imaginário do cinema internacional. Pedro Almodóvar é um diretor indispensável para o conhecimento de quem deseja trabalhar no cinema e na televisão, afinal, suas histórias transcendem qualquer época e nos fazem refletir sobre valores morais e éticos da nossa sociedade. Diretor 5 estrelas, facinho!


Crítica publicada no fórum Expertv.
Agradecimento: Starz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!