sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Manual de Sobrevivência ao Hiatus


UPDATE: Esse tutorial é útil para o ano todo, quando bate dúvida de quando irá ao ar o próximo episódio do seu seriado preferido!

Fim de ano é tempo de natal, réveillon e também a época do famigerado hiatus.
Isso acontece porque de modo geral, a audiência da televisão cai bastante, já que as pessoas costumam viajar, passar as festas com a família e os amigos. Por isso, as emissoras tem o hábito de adotar o hiatus e mudar a sua programação para se adaptarem aos feriados.

E como são muitos seriados nesta nossa vida de seriador, às vezes a gente fica perdido e não sabe quando voltam os episódios, se já entrou em pausa e a nossa abstinência vai atacando de forma cruel. 
Com o intuito de auxiliar nessas duvidas, no post de hoje vou ensinar como fazer para saber, não só nesta época do ano, mas no decorrer da temporada, quando vai ter episódio ou quando foi o último episódio.

Mas atenção: vale lembrar que as datas se referem ao dia em que são exibidos em suas respectivas emissoras! 

TV Rage

Meu site preferido é o tvrage.com. Ele é um site completo pois mostra se determinado show está cancelado/finalizado (canceled/ended) ou se ainda está no ar (returning series). Também é possível saber quantos episódios foram encomendados para aquela temporada (Episode Order). E além de ter várias informações, há um cronograma de episódios (Episode List). Confiram na imagem abaixo como fazer para pesquisar:

1. Acesse o www.tvrage.com (Já favoritem este site!)
2. No Search digite o nome do seriado que você deseja pesquisar e clica em Go!

Cliquem nas imagens para uma melhor visualização!

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior.
3. No exemplo vou usar 'Supernatural', uma das séries mais populares e baixadas não apenas no Séries TVix como no mundo inteiro. Vai aparecer o resultado da busca. Nota-se que é o primeiro resultado da busca. Clique nele.

Clique no resultado que você procura.
 4. Vai abrir a página daquela série, e então você clica em Episode List para verificar o cronograma de episódios.

Mais fácil que tirar doce de criança.
Simples, não?
Na imagem acima, notem a flechinha vermelha, ali em Status indica se está em andamento (Returning Series) ou cancelado/finalizado (Canceled/Ended).

E se não houver datas no cronograma??
Em alguns casos, não há datas. Quando isso acontece, em 99% dos casos, é porque ainda não tem data divulgada oficialmente pelas emissoras. Veja o exemplo de 'Nurse Jackie', que até o presente momento não tem data ainda:

Clique na imagem para visualizar melhor.
Como vocês podem ver, não há data divulgada. Apenas indica que volta em 2014.
Percebam também a flechinha ao lado de Episode Order. Neste caso, indica que a que a próxima temporada deverá ter 10 episódios. E obviamente, se não houver essa informação, é porque ainda não foi divulgada esta informação.

Cancelado ou Renovado?
Outra coisa muito legal do TV Rage, é a aba Renew/Cancel. Ali estão listados por ordem cronológica todos os seriados que foram renovados ou cancelados.

Olhem que legal!

TV Countdown

Outro modo de ver quando volta o seu seriado preferido, é através do tvcountdown.com.
Eu acho ele até mais prático, porém pode ser um pouco complicado para quem não está familiarizado com as datas americanas (Ano/Mês/Data). O bacana é que ele mostra uma contagem regressiva de quando vai ao ar o próximo episódio. 

Contagem Regressiva!
Na imagem acima, vemos que hoje (13/12/2012) daqui a algumas horas (indicados com to go) serão exibidos em suas respectivas emissoras 'The Carrie Diaries', 'Grimm', 'The Neighbors', entre outros seriados. 
E, pessoal, pra quem não sabe inglês (acontece, né?) ago significa que já passou e to go, que ainda vai passar.

- Outra forma de pesquisar, é indo até o final da página, onde aparece uma lista gigantesca de séries. Você deve procurar e clicar no seriado em questão (ou realizando uma busca pelo comando ctrl + F nome da série).

Fãs de TVD vão a loucura: 41 dias de hiatus!
No exemplo acima, podemos ver 'The Vampire Diaries'. Next Episode: 41 dias! Vai ser uma longa espera para os fãs de TVD.
Também já aparecem as datas previstas dos próximos episódios. Só fica o detalhe que muitas vezes confunde: as datas estão indicadas por ano-mês-dia.

Enquanto nossos seriados preferidos não voltam, bora começar a assistir outras séries, né? Acumular novos vícios é o nosso negócio! =P

E é isso, galera! Espero que essas dicas ajudem vocês, pois para mim sempre foi muito útil e não só isso: faz parte da rotina de todo seriador antenado!

Lembrem-se: Os episódios primeiramente vão ao ar e só depois é que saem legendas, conforme as equipes vão fazendo =D

Duh

5 comentários:

Deixe sua opinião!